Alfama

Alfama

Alfandega de Lisboa




A Alfândega Municipal de Lisboa foi criada 1852 (decreto de 11 de Setembro), pela reunião das Alfândegas das Sete Casas e do Terreiro Público, sendo regulado o seu funcionamento pelo decreto de 7 de Dezembro de 1864.

Em 1868 foi agregada à Alfândega de Lisboa (decretos de 12 de Janeiro de 1868 e de 23 de Dezembro de 1869) e assim se manteve até 1875, data em que foi separada a fim de formar a Alfândega do Consumo.
Tinha a sua sede no edifício do extinto Terreiro Público, no largo do Terreiro do Trigo, onde hoje se situa a Direcção das Alfândegas de Lisboa
Este imponente edifício público pombalino, construído entre 1765-68 para Celeiro Público, com cais privado, já desaparecido, conforme se vê nas fotografias.

Este imóvel desenvolve-se em forma de uma gigantesca cruz. Apesar de ter sofrido obras posteriores que, de certa forma, alteraram a percepção do conjunto, os princípios da funcionalidade e regularidade pombalinas estão aqui presentes num grau muito elevado. De destacar a fachada sul, de grande solidez para suportar a pressão da carga e descarga das toneladas de cereais que aí eram deixadas pelos barcos que desciam o estuário.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim