Alfama

Alfama

Alfama II

Conforme tinha dito noutro texto, Alfama não foi um bairro estrategicamente pensado, as casas foram sendo construídas de acordo com as necessidades e com o desnível do terreno.
Ao contrário do Bairro Alto, outro bairro histórico de Lisboa, que foi planeado com ruas paralelas e perpendiculares, Alfama cresceu e sobreviveu com base nas necessidades das pessoas. E, por isso, mantêm as suas características.
Já dizia o Poeta "Alfama é uma casa sem janelas" (Ary dos Santos). Alfama não é um bairro. se tomarem atenção, quando entrarem em Alfama entram numa casa, com muitas assoalhadas, e com prós e contras de todas as casas.
Como vantagens, toda as pessoas conhecem todas as outras em Alfama. Quando acontecer algum imprevisto irá ter sempre ajuda de um vizinho. O sentido de pertencer ao Bairro é maior em Alfama do que em qualquer outro local na cidade. Por isso vão ver muitas casas com as portas abertas em Alfama, por um lado, as casas são escuras e pequenas e por isso a porta aberta para entrar luz e a rua como extensão da casa, por outro lado, e como é normal na nossa casa, não fechamos a porta de uma assoalhada, costuma ficar aberta.
Como desvantagens temos o facto de que nada se passa na nossa vida que os outros não saibam. Não podemos fazer uma pequena festa em casa sem que no outro dia alguém, que pensamos que nunca tínhamos visto, nos venha dizer algo como "grande festa vizinho!"
Mas isto é mais uma das características de Alfama.
Mas não me achem saudosista eu gosto da arquitectura e da fisionomia das rua, mas detesto como grande parte das casas estão.
Gostar de Alfama não é gostar de ver os prédios a cair de existirem casas sem WC completo. Pois, é verdade, até ao século XVIII, pelo menos, as pessoas não tomavam banho em casa. Até os ricos com grandes palácios tinham a casa de banho separada. Lembrem-se que não existia rede de esgotos. Os ricos tinham a casa de banho separada com uma fossa por baixo, os pobres e classe média tinham uma pia. E para tomar banho iam aos balneários públicos. Estes ainda existem em Alfama, bem como os Lavadouros públicos.
na freguesia de Santo Estêvão temos um Balneário público na Calçadinha de Santo Estêvão, n.º19 e dois Lavadouros um na Rua dos Corvos e outro no Beco do Mexias.
Mas é preciso melhorar as habitações em Alfama.
É com pessoas novas que Alfama pode vencer o futuro. jovens que não se importam de ter uma casa pequena e de subir as escadas a pé. Mas é necessário que o preço das casas seja justo. E que não esteja inflacionado pelo facto de estar no centro da Cidade.
Uma casa em Alfama não pode estar sujeita à especulação imobiliária, pois assim, vemos cada vez mais casas para venda que não se compram devido ao valor que pedem por elas.
Saber que existe um T1 em Alfama de um prédio do SEC. XVIII, apesar de estar recuperado por 85.000€, quando eu posso comprar em Santa Maria dos Olivais um T1 de 1994 por 53.000€, vem afastar as pessoas de Alfama e não trás pessoas para proteger e desenvolver o Bairro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim