Alfama

Alfama

Museu do fado - Estação Elevatória de Alfama


Com o objectivo de solucionar o problema da falta de água em Lisboa em 1868/1869, edificou-se este reservatório com sistema elevatório que captava as águas de Alfama.

Em 1880,o edifício converte-se num simples ponto de apoio da estação principal dos Barbadinhos. Foi alvo de uma profunda reabilitação através de um projecto do arq. Santa-Rita, de acordo com o Projecto Integrado do Chafariz de Dentro, lançado pelo município, para aí instalar a Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa, inaugurada em Setembro de 1998.

Este museu contém um riquíssimo acervo documental constituído por colecções discográficas, fotografias, filmes,cartazes, periódicos, repertórios, partituras, programas, troféus, adereços, instrumentos e objectos diversos. Através de uma sucessão de ambientes recreados por meios audio-visuais, o visitante é convidado a conhecer a história do fado, os ambientes onde se cantou ao longo dos tempos a canção de Lisboa, os instrumentos e documentos diversos. O museu possui um espaço de exposições temporárias,um centro de documentação,um auditório e uma loja temática. No Auditório, podem ouvir-se actuações, bem como é utilizado como auditório para actividades diversas autorizadas pela EGEAC.

1 comentário:

Tiago R. disse...

Algures pelo meio (de 1975 a 1994?) torna-se Centro de Trabalho do PCP em Alfama, que abdica dele para que aí se instale o Museu do Fado.

Arquivo do blogue

Acerca de mim