Alfama

Alfama

Alfama

Alfama é o bairro mais antigo da cidade de Lisboa. mas tal não quer dizer que foi onde começou a cidade. A cidade começou junto a Alfama ou, sendo mais concreto, também em Alfama. Mas a parte central do bairro era fora da cidade. Obviamente por questões de segurança Lisboa começou junto ao rio. Perto da actual zona da Baixa Pombalina, que não existia - era um braço de rio que se estendia até ao actual Rossio - e obviamente na Zona do Castelo - por questões de segurança. No tempo dos romanos e de certeza no tempo dos árabes foi feito uma muralha de segurança que se estendia por estes sítios.
  • Circundava o castelo, descia pela actual Calçada do Correio Velho até ao rio -que ficava onde hoje é a rua dos bacalhoeiros e subia junto ao Chafariz d'el Rey até ao castelo.

Grande parte de Alfama ficava no arrabalde oriental da cidade. O outro arrabalde ficava a praia - actual Baixa pombalina.

Alfama, como em todas as cidades que se desenvolveram começou logo a crescer por fora das muralhas. Havia a necessidade de habitação para a população. assim, criou-se Alfama.

Tem uma forma típica de bairros árabes, com ruas estreitas, becos, pátios, e as escadas e patamares como modo de superar a inclinação natural do bairro.

Ao contrário do que muitos pensam, o bairro não é assim desde o inicio. O bairro era, como naturalmente, uma bairro de pisos térreos. A falta de espaço é que foi aumentando a dimensão do bairro em altura. Tal é visível em prédios cujo rés do chão é do SEC. XV ou XVI e tem pisos superiores do SEC. XVIII.

Mas tal fica para outra oportunidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim