Alfama

Alfama

Palácio dos Condes de Coculim

Li esta noticia no blog cidadania LX:


"O Sr.Arq. Silva Dias (recorde-se, deputado municipal e presidente da Comissão de Urbanismo da AML, e provedor da OA, cuja credibilidade depois disto é ZERO) deve ficar muito contente dado o fervor com que o tem defendido, tal como todos quantos a ele afectos também, por calarem, e quem cala consente. Trata-se de um atentado urbanístico que importa denunciar: aquela zona vai ser virada do avesso e a especulação e a construção desenfreada estão de parabéns, tal como a ... CML!"


"Em Abril tínhamos colocado o post que está em rodapé. Mas, amanhã, eis que o assunto volta uma terceira vez a sessão de CML. Fica-se a saber que as coisas quando são chumbadas, são 'corrigidas' para voltarem outra vez até serem aprovadas, porque o que tem de ser tem muita força. É assim como nos referendos ... quando há 'não', há que forçar de novo até dar 'sim'. Desta vez, parece que as 'alterações' são a nível dos telhados, colocaram-se telhas sobre os telhados nús. Tudo o resto é igual. Acresce que este projecto tem tido, nos 'entretantos', lobby descarado de quem não devia fazer lobby algum, dadas as funções que tem profissional e politicamente."


Já tínhamos falado deste palácio noutros textos:






Pode não ser uma arquitectura completamente feia, mas é claramente desproporcionada, num bairro em que por si só já dificulta a entrada de sol. Com prédios deste tamanho onde não existia, mais sombras trará ao bairro.


Mas parece que basta levar o mesmo projecto com alterações de somenos importância até ser aprovado.


Viva o nosso pais.

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual atentado?
É um belíssimo projecto que vai ser um "case-study" de como se faz boa reabilitação urbana!
Vai ajudar a requalificar o comércio local e criar empregos!
A volumetria não é exagerada e será mesmo invisível ao nível da rua.
Reparem até no pormenor do ritmo das janelas do hotel acompanhar as das restantes fachadas.

Vai ser uma peça importante também na reabilitação da zona ribeirinha.

Quanto ao processo: é normalíssimo que os projectos, quando chumbados, sofram as correcções, como parece ter sido o caso, e regressem para aprovação na Câmara. Tudo normal.

Agora, tentar travar isto só porque sim não faz sentido algum.

Anónimo disse...

"Deixem Alfama em Paz" - Ouço diariamente comentários bonitos e muito interessantes sobre esta zona da cidade. Em várias linguas as frases simpáticas sobre a inteligencia dos Portugueses em não copiar as desgraças do ...resto da europa. Interessante já que sempre julgamos ser sempre os piores em tudo. "Lá fora é que é bom".
Façam esta linda "coisa" para que depois de uns tempos, curtos, nos arrependamos amargamente. Paris aguenta isto, Londres e outras cidades da europa também, Lisboa e mais própriamente Alfama nem pensar.
Lá se irão os simpáticos cumprimentos aos Portugueses por não copiarem as desgraças da "civilização".
Não sei o que estará a falar mais alto aqui! Se a asneniada ou o dinheiro...as duas coisas juntas?!
Deixem Alfama em Paz e recuperem o que está a cair para que a nossa cultura continue a falar mais alto.
Recuperar sim. Ninguem se atreveria a dizer o contrário. É preciso é que a cidade continue a falar bem de nós em cada pedra,cada canto,cada pátio ou viela de Alfama.

Acerca de mim