Imagens de Alfama

Associação do Património e População de Alfama

Tomou posse os novos corpos sociais da Associação do Património e População de Alfama.
Associação do Património e da População de Alfama

Que tem este Plano de trabalho:

Objectivos:
Os objectivos da Associação definidos no artigo 2º dos Estatutos da APPA são os seguintes:
“a) Fomentar a defesa, conservação, recuperação e divulgação do património cultural;b) A Reabilitação Urbana de Alfama, de modo a valorizar a vivência da sua população, assim como a sua fixação.”

Pretende-se, assim, desenvolver estes objectivos em torno de 4 eixos prioritários de acção:

Protecção do Património e Reabilitação:
Pretende-se intervir criticamente junto das autoridades competentes na protecção do património do Bairro e envolver os moradores nesta causa.
Iremos dinamizar e apoiar acções viradas para a identificação, inventariação, classificação e recuperação do património de Alfama.
Estaremos atentos ao desenrolar das obras de reabilitação urbana, pressionando para que estas se realizem, em prazo razoável e que seja garantida a fixação dos moradores do bairro, combatendo e denunciando processos especulativos ou que passem pela expulsão da população tradicional de Alfama.
Algumas Acções concretas:
Procurar estabelecer parceiras com entidades públicas e privadas, visando promover acções de recuperação / conservação de património degradado ou em risco, nomeadamente Juntas de Freguesia, CML, IPPAR, escolas de conservação e restauro, mecenas culturais, etc.
Promover debates sobre a história, cultura e património do bairro, bem como sobre reabilitação urbana, nomeadamente no âmbito do processo de revisão do Plano Director Municipal de Lisboa.

Desenvolvimento da Acção Cultural de Alfama
Baseando-nos numa visão abrangente do conceito de património, pretendemos desenvolver acções que valorizem o património cultural e artístico de Alfama, entendido não como uma herança rígida de formas típicas, mas como realidade dinâmica dum bairro em mudança. Importa, pois, a par da valorização das linguagens tradicionais, o envolvimento dos novos moradores e os seus contributos para esta comunidade. Procuraremos, assim, desenvolver actividades culturais que, atingindo um público transversal, contribuam para aproximação e para a criação de laços entre as diversas “comunidades” de Alfama.


Este eixo prioritário de acção tem os seguintes objectivos:
- a formação e promoção dos agentes criativos, artísticos e culturais do bairro, formais (ex. Associação) e não formais (ex. artista);
- a programação de projectos e actividades artísticos, culturais e pedagógicos para todos os tipos de públicos e comunidades;
- a criação de espaços de encontro, troca de impressões e reflexão entre todos os habitantes, as estruturas associativas e alguns especialista e pensadores sobre questões relacionadas com o Património e a População de Alfama;
- a recolha, inventariação e documentação dos agentes criativos que trabalham em e para Alfama e de todos os espaços disponíveis para levar a cabo as iniciativas de acção cultural.

Tendo em conta estes objectivos, o projecto de desenvolvimento cultural de Alfama assenta sobre quatro pressupostos:
Respeito pela diversidade e promoção da coesão e cruzamento de ideias, conhecimentos, linguagens, disciplinas, estruturas, gerações e modos de vida;
Participação da população e das diversas entidades presentes em Alfama nos projectos criativos, artísticos e culturais;
Reivindicação de espaços públicos e não convencionais como potenciais palcos de intervenção artística e cultural;
Reflexão crítica sobre as especificidades deste contexto urbano nas suas vertentes histórica, social, humana, arquitectónica, cultural, etc.

Iniciativas propostas para 2007:

Maratona fotográfica de Alfama Património e População
O que te surpreende em Alfama?
12 horas
12 fotografias
12 reflexões
12 surpresas
A maratona terá dois eixos - Património e População – sobre cada um dos quais serão propostas seis reflexões que, por sua vez, serão entregues em seis postos de controlo e que pretendem despertar 12 fotografias.
Cada um dos postos estará localizado num local surpreendente de Alfama promovendo assim o conhecimento do próprio bairro pelos concorrentes.

Os trabalhos seleccionados serão impressos ou reproduzidos em formato não convencional e expostos no espaço público de Alfama.
Reportando para os pressupostos iniciais, esta iniciativa pretende envolver a população e as entidades, reflectir sobre o território e animar as ruas e outros espaços de Alfama.
Data prevista: Junho 2007

Alfama Criativa
Mostra de criativos de e sobre Alfama

Exposição de trabalhos e projectos realizados por criativos de Alfama ou tendo Alfama como objecto de intervenção.
Serão convidados a participar agentes das diversas áreas artísticas tais como, artesanato, artes plásticas, design, multimédia, vídeo e cinema, arquitectura, música, artes performativas, artes circenses, artes de rua, poesia, literatura, joalharia, fotografia, etc.
Este projecto pretende promover a diversidade artística e cultural e o cruzamento de várias linguagens.
Uma ideia a explorar será a possibilidade de o incluir no período das Festas de Lisboa.
Data: Setembro 2007


INICIATIVAS PROPOSTAS PARA 2008

Arroz do Bairro
O arroz é um cereal que faz parte da alimentação tradicional e diária de diversas culturas, estando também presente na cultura gastronómica de Alfama. O arroz como elemento unificador da diversidade.
Envolvimento da população na concepção de pratos cujo denominador comum seja o arroz. Festa de rua que pretende juntar a população local com visitantes num convívio gastronómico e cultural.
Data: Maio 2008

Alfama Criativa
Junho 2008

Maratona Fotográfica
Setembro 2008

Cidade das Palavras
Projecto idealizado em 1999 pela Almazen Associação Cultural, de Barcelona, que pretende transformar um bairro ou determinado contexto urbano num poema visual transitável. Uma iniciativa que junta artistas plásticos e a população desse bairro através da colocação das suas sugestões, reivindicações, frases e palavras em painéis pendurados nas varandas dos edifícios do próprio bairro. Para além disso, é dada a possibilidade aos artistas convidados de fazerem uma interpretação artística daquilo que Alfama, o Património e a População, lhes comunica.
Data: Outubro 2008


OUTRAS ACTIVIDADES 2007 e 2008
Workshops e ateliers diversos;
Propostas ou sugestões de actividades às próprias estruturas associativas de Alfama tendo em conta o seu âmbito de actuação
Extensões de festivais de Lisboa;
Visita a equipamentos culturais locais;
Debates e encontros de reflexão;
Etc.



Turismo e divulgação:
Acreditamos que uma parte fundamental da protecção do património é a sua divulgação. Consideramos que dar a conhecer o Bairro deve também ser uma linha de trabalho da APPA. Assim, pretendemos desenvolver parcerias e actividades que contribuam para “mostrar Alfama”, reforçar o seu poder de atracção turística, como zona histórica por excelência da Cidade de Lisboa.
Algumas acções concretas:
Estabelecimento de parcerias com a CML / Associação de Turismo de Lisboa que permitam potenciar o papel da APPA como ponto informativo sobre Alfama e de divulgação da sua oferta cultural e turística.
Realização de visitas e percursos pedonais regulares, para visitantes.
Criação do sítio de Internet da APPA, (http://www.app-alfama.org/) como ponto de divulgação do Bairro (fotos, colecção de links para documentação relevante; resenha bibliográfica; revista de imprensa, etc.), das actividades da Associação (iniciativas, tomadas de posição, vida associativa), mas também como ponto de encontro virtual dos associados (fórum), e espaço de opinião (blog);


Vida associativa:
Para a prossecução destes objectivos é necessário agregar vontades, disponibilidades, recursos e ideias. Precisamos de uma estrutura viva, dinâmica e organizada que, envolva os associados e consiga organizar e gerir a logística das várias actividades.
Por outro lado, também é fundamental aumentar a visibilidade da APPA, atrair mais associados e conseguir o reconhecimento dos parceiros institucionais.
Consideramos que esta é uma linha de trabalho da máxima urgência, sem a qual nada será possível concretizar.
Algumas acções concretas:
Reatar contacto mais frequente com parceiros institucionais (Juntas, CML, Associação de Turismo, EGEAC, IPPA e outras associações da área do Património e da Cultura.
Recuperar o contacto com os sócios mais antigos e envolvê-los, de novo na Associação, mas também renovar o corpo de sócios.
Propor à Assembleia-geral a actualização do valor das quotizações e regularizar a situação dos sócios.
Reequilibrar financeiramente a Associação, procurando o equilíbrio entre receitas e despesas.
Potenciar o papel da Assembleia-geral e do Conselho Fiscal na definição das orientações da Associação e na fiscalização e acompanhamento dos organismos eleitos.
Rever / actualizar os estatutos da APPA.


Aprovado em Assembleia Geral de Associados a 22 de Março de 2007

Quem estiver interessado pode ver a pagina da internet:
www.app-alfama.org

Sem comentários:

Acerca de mim