Alfama

Alfama

Igreja de Santo Estevão



Completamente reedificada em 1733, sobre as fundações de um antigo templo construído no século XII, a actual traça da Igreja de Santo Estêvão deve-se ao arquitecto José da Costa Negreiros, que concebeu uma orientação pouco ortodoxa, no sentido Norte-Sul. Com esta opção a frontaria barroca da igreja ficava desafogada, abrindo directamente para o Largo fronteiro e dotando o conjunto de um verdadeiro impacto urbanístico no bairro de Alfama. Após o terramoto de 1755 foi parcialmente refeita, abrindo ao público em 1773, e na década de 30 do século XIX foi objecto de novos trabalhos de restauro. Do rico interior, destaca-se o programa azulejar contemporâneo da construção de inícios do século XVIII e o grupo escultórico de talha realizado por José de Almeida para o retábulo principal.
Fonte: IPPAR
Para além da história, muitas outras estórias se passaram no largo da igreja.
Das corridas que se davam para tocar o sino, dos beijos que se trocaram debaixo das árvores, da vista que ainda hoje se tem de Alfama, dos sonhos, que apesar de não se terem concretizado, não deixam de nos fazer sonhar.
Igreja reedificada ou não, não deixa de fazer parte das nossas vidas. Mesmo sem uma torre, não deixa de estar completa no nosso imaginário e no nosso coração.

Sem comentários:

Acerca de mim