Alfama

Alfama

ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada


O ISPA (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) é a instituição de ensino superior existente em Alfama que se insere no bairro desde 1962, como Instituto de Ciências Pedagógicas, tendo a actual designação desde 1964.

O ISPA está completamente inserido no bairro, quer a nível pedagógico, quer a nível cultural, quer a nível de relações inter-institucional.

O ISPA é uma instituição, para além do ensino, com actividades editoriais, culturais e com uma livraria, aberta a todos, com livros de psicologia, entre outros.

O ISPA é um exemplo de uma instituição aberta para o bairro onde se insere e que pretende fazer parte da população do bairro. São este exemplos que devem ser transmitidos ao bairro e à cidade. Acresce que o facto de estar inserido no bairro, provoca que muitos alunos queiram ficar perto da escola, procurem casa, se estabeleçam e possam conduzir para uma renovação do mesmo e, ao mesmo tempo a um acréscimo de escolaridade da população. Esta ultima situação era mais notada no passado, mas que ainda continua a ter as suas marcas e coloca uma etiqueta em Alfama. O ISPA é, e pode continuar a ser, uma bandeira para o bairro, o demonstrar que o bairro se está a modernizar, que é procurado por pessoas mais jovens e de maior nível de instrução.

É no rejuvenescer da população que o bairro tem o seu futuro. É no local de primeira habitação de jovens, a preços controlados, que o bairro pode ter o seu papel. É na relação com instituições existentes como o ISPA e a a Fundação Espírito Santo (esta mais virada para dentro e não tanto inserida no bairro), que o bairro pode crescer a nível cultural, nunca desprezando, mas protegendo, a cultura ancestral do bairro.

Sem comentários:

Acerca de mim