Alfama

Alfama

Porta de S. Pedro


Estas pedras brancas e pretas que se vêm no chão da rua de S. João da Praça é o local onde esteve a porta de S. Pedro. Uma saida da muralha velha da cidade de Lisboa.
Assim, ficamos, desde já a saber que o centro de Alfama era fora da muralha velha. Alfama era um arrabalde da cidade de Lisboa. Cidade que apesar para uma pessoa do sec. XXI parecia muito pequena, tinha uma das maiores muralhas à volta da cidade.
A muralha, que já foi chamada de Moura, mas que hoje sabe-se que coincide milimetricamente com uma muralha anterior, dos tempos romanos, que abragia o Castelo e parte da freguesia da Sé. Passando um pouco à frente da Igreja de Santo António, andando depois junto ao rio. Mas não onde ele passa hoje. O rio vinha onde hoje existe a casa dos Bicos e subia onde hoje temos o sitio da porta de S. Pedro.
Alfama foi assim denominada, pois tinhamos de dar um nome a este arrabalde. Pois do outro lado, onde hoje é a Baixa Pombalina, existia a praia. O rio tinha uma entrada de água até á actual zona do Rossio, Praça da Figueira. Assim, chamou-se a este arrabalde Alfama. De origem arabe - Al hama- Fonte de água quente. Sempre foi uma zona de muitas fontes, e de águas quentes. até 1963 existia no Beco dos Curtumes uma fonte onde a água saia sempre a 37ºC e era considerada milagrosa.
Mas isso são outras histórias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim