Imagens de Alfama

Maratona no Jornal de Noticias

O histórico bairro lisboeta de Alfama foi ontem invadido por mais de uma centena de fotógrafos amadores, que durante cerca de 12 horas procuraram captar das mais diversas formas o ambiente peculiar do local. Cerca de 120 pessoas , que se inscreveram na I Maratona de Fotografia Digital de Alfama, percorreram, de máquina fotográfica em punho, as ruas do bairro, com muita vontade de o conhecer e de passar um dia diferente.Na Rua do Salvador, frente ao mais antigo sinal de trânsito da capital - data de 1686 e dá prioridade aos coches que sobem a rua, excepto se for o real, que tem sempre prioridade -, Ana Pires, Daniela Romão e Heike Himmel apontavam as suas câmaras. Depois de fotografada a curiosidade, que a muitos passa despercebida, os três jovens explicaram ser colegas de escola, na António Arroio, em Lisboa, e que nenhum reside na capital. Além da paixão pela fotografia, foi a possibilidade de poderem conhecer melhor o tradicional bairro alfacinha que os levou até à maratona. Heike é o mais velho dos três, com 18 anos, e pretende fazer do mundo da fotografia a sua vida futura. A participação na iniciativa vai servir para aplicar o que já aprendeu e também para aprofundar conhecimentos. Ana, de 17 anos, pretende seguir as pisadas e seguir a mesma carreira. Foi também para melhor conhecer o bairro que Rui Soares atravessou o Tejo e foi ver 'in loco' as ruas de Alfama. "Moro de frente para o bairro e vejo-o do outro lado do rio, mas esta é uma maneira de conhecer o local", explicou, o bancário de 43 anos.A I Maratona de Fotografia Digital de Alfama foi organizada pela Associação do Património e da População de Alfama. Marta Martins, explicou que o principal objectivo é alertar os participantes para a população e património do bairro. "Pretendemos que percebam Alfama, que não é um museu, mas que se pode cá viver e é preciso dinamizar". Até 15 de Agosto os nomes dos vencedores serão publicados no site da APPA e quem ganhar terá direito a prémios monetários e a ver as suas fotos expostas.
Monica Costa
Fotografia de Bruno Simões Castanheira

1 comentário:

Biby Cletus disse...

Hi, i just surfed in searching for interesting blogs on Spirituality, you have a cool blog. Do keep up the good work. I'll be back even though i live far from where you live. its nice to be able to see what people from across the world thinks.

Warm Regards from the Other Side of the Moon.

On a related note perhaps you might find the following link interesting. Its propossing a theory and i'll like to hear your take on the subject via comments. See ya...

Was
Jesus an Essenes ?


Bibby

Kerala, India

Arquivo do blogue

Acerca de mim