Imagens de Alfama

Casa dos Bicos

A Casa dos Bicos é um monumento localizado em Alfama. A casa foi construída em 1523, a mando de D. Brás de Albuquerque, filho natural legitimado do Governador da Índia, Afonso de Albuquerque, sendo destinada à habitação. É situada a oriente do Terreiro do Paço, perto de onde ficavam a Alfândega, o Tribunal das Sete Casas e a Ribeira Velha (mercado de peixe e de produtos hortícolas, com inúmeras lojas de comidas e vinhos), na Rua dos Bacalhoeiros, frente ao Campo das cebolas.
Sua fachada está revestidas de pedra aparelhada em forma de ponta de diamante, os "bicos", sendo um exemplo único de arquitectura civil residencial no contexto arquitectónico lisboeta. Os "bicos" demonstram uma clara influência renascentista italiana. Na verdade, o proprietária da Casa dos Bicos mandou-a construir após uma viagem sua a Itália, onde terá visto pela primeira vez o Palácio dos Diamantes ("dei diamanti") de Ferrara e o Palácio Bevilaequa, em Bolonha. No entanto, sendo naturalmente menor que este palácios, a distribuição irregular das janelas e das portas, todas de dimensões e formatos distintos, conferem-lhe um certo encanto, reforçado pelo traçado das janelas dos andares superiores, livremente inspiradas nos arcos trilobados da época.
Na sua planta inicial tinha duas fachadas de pedras cortadas em pirâmide e colocadas de forma desencontrada, onde sobressaltavam dois portais manuelinos, o central e o da extremidade oriental, e ainda dois andares nobres. A fachada menos importante, encontrava-se virada ao rio. Sendo aquela que, parte dela, sobreviveu ao terramoto. Apesar de extremamente conhecida, nem era a fachada principal do edifício.
Com o terramoto de 1755, tudo isto se destruiu e desapareceram estes dois últimos andares. A família Albuquerque vendeu-a em 1973. Em 1983, por iniciativa do comissariado da XVII Exposição Europeia de Artes, Ciência e Cultura, foi reconstruída e foi reposta a sua volumetria inicial (foram acrescentados os dois andares que haviam desaparecido na tragédia). Algo que é visível a olho nu.Com esta reconstrução, a Casa dos Bicos funciona hoje como local de exposições e da vereação da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, tendo já sido utilizada como armazém e como sede de comércio de bacalhau.

6 comentários:

Anónimo disse...

Hello everyone! I do not know where to start but hope this place will be useful for me.
In first steps it is very good if somebody supports you, so hope to meet friendly and helpful people here. Let me know if I can help you.
Thanks and good luck everyone! ;)

Anónimo disse...

Good day people, I just registered on this brilliant online community and wanted to say hiya! Have a magnificent day!

Anónimo disse...

Hi all,

my friend told me about this forum so i decided to sign up.

hopefully i can participate in some lively discussions here!

talk to you all soon!

[IMG]http://www.trueimagehost.com/1/m/47xFMd46ie7B/blank.gif[/IMG]

Anónimo disse...

Bonjour

This forum rocks.. I really liked it...

See you later

[URL=http://www.vpnmaster.com][IMG]http://openvpn.net/archive/openvpn-users/2005-05/pngd55nFojmJX.png[/IMG][/URL]

Anónimo disse...

hey everybody

I just thought it would be good to introduce myself to everyone!

Can't wait to start some good conversations!

-Marshall

Thanks again!

Anónimo disse...

Thanks for one more excellent post. Keep up the good work.

Arquivo do blogue

Acerca de mim